segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Longametragem Cuíca de Santo Amaro abre Cine Futuro nesta sexta (9)

Curta a nossa página no facebook: http://www.facebook.com/cuicadesantoamaro



Depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Luanda, Angola, e Porlamar, Venezuela, o filme Cuíca de Santo Amaro será lançado em Salvador, nesta sexta-feira (9), na abertura do Cine Futuro, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em duas sessões, às 20h e 21h30min. Antes, às 19h, será lançado, no mesmo local, o livro "A Verve de Cuíca", patrocinado pela Fundação Pedro Calmon.

Sinopse do filme:
Na Cidade da Bahia de Todos os Santos dos anos 40 e 50 Cuíca de Santo Amaro atenta contra o pudor e brada contra a hipocrisia, revela em praça pública segredos de alcova e trapaças de ricos marreteiros. É o cronista social. Nada lhe escapa: o custo de vida, os crimes mais comoventes, manobras dos líderes da II Guerra Mundial. Suas histórias não raro obscenas vendem como caninha nas feiras de Salvador e do Recôncavo da Bahia. Transformado em personagem dos escritores Dias Gomes e Jorge Amado e de filmes de Roberto Pires e Anselmo Duarte, Cuíca deixa atrás de si um rastro de polêmica.  “Comigo não tem bronca”, garantia. É a versão popular do boca de brasa, o Gregório de Mattos sem gramática.  Herói e anti-herói. Trovador reporter. O maior comunicador que a Bahia já teve. É um performer antes de Salvador virar metrópole.

A Verve de Cuíca - Este é o título do livro publicado pela Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por iniciativa do seu presidente, o professor, escritor, historiador Ubiratan Castro. O livro reúne 20 "livrinhos de histórias" escritas pelo poeta popular, o trovador repórter Cuíca de Santo Amaro; e um texto do escritor paulista Orígenes Lessa que relata encontro com o vate baiano na parte alta do Elevador Lacerda, ocorrido no dia 10 de junho de 1955.  O texto de Orígenes Lessa foi a fonte de inspiração para serem criadas as cenas animadas da abertura do filme.

Leia texto do cineasta Fernando Belens sobre o filme:
Leia texto de Josias Pires sobre o filme
Veja entrevista dos diretores do filme ao programa da TVE Bahia Soteropolis

Veja o site do filme: