sábado, 10 de novembro de 2012

Avant-première de Cuica, por Paulo Galo

Passados quatro anos desse post aí (http://blogdogalinho.blogspot.com.br/2008/05/josias-pires-resgata-cuca-de-santo.html), fomos, eu e Angélica, assistir a avant-première de "Cuíca de Santo Amaro", ontem à noite no Cine Glauber Rocha, aqui na velha cidade da Bahia.

Cinema cheio, nas duas sessões programadas para a noite. Muita expectativa na entrada, um doce encantamento na saída. Josias e Joel produziram um documentário a um só tempo importante e suave. Gostoso de ver e capaz de ser compreendido até por quem nunca chupou um autêntico picolé da Capelinha. Vai enternecer muita gente, para além das paróquias baianas.

O "Cuíca" de Josias Pires e Joel de Almeida, o "Guerreiro" de Anselmo Serrat e a Rumpilezz de Letiers Leite  talvez sejam tão-somente doces exceções, ilhas de redenção a nos abrigar dessa infame nuvem de obscuridade política e cultural que estacionou sobre os céus da Bahia nos últimos 30 anos.

Mas pode ser - e aqui dou a palavra ao incorrigível otimista que habita minha alma bipolar - que a eles os deuses tenha dado a missão de anunciar que é chegada a hora de volta a ver gente talentosa produzindo maravilhas todos os dias.

Vou mais longe nessa vertigem preconizadora: pagos os pecados cometidos - meu deus, foram tantos assim?- acho que seremos merecedores até de uma safra de homens públicos maiúsculos. E de dirigentes de futebol vencedores e decentes.

Não estranhe tanto assim os meus devaneios, escassa mas valorosa plateia. Lembrem-se que pelos mesmos becos imundos da velha São Salvador de hoje perambularam um dia gente como Caymmi, Menininha do Gantois, Smetack, Raul Seixas, Genaro de Carvalho, Orlando Gomes, Jorge Amado, Irmá Dulce, Armandinho Macedo, Caribé, Glauber Rocha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Pierre Verger, Mãe Aninha, Olga do Alaketu, Mario Cravo, Martim Gonçalves, Edgard Santos...
 
Bem vindos sejam os novos baianos!