sábado, 22 de dezembro de 2012

CUICA DE SANTO AMARO GANHA FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS

Jornal Folha do Recôncavo, por Janaina Riberg - publicada em 21 de Dezembro de 2012




Para quem nunca ouviu falar nesse personagem histórico que contribuiu para o jornalismo da Bahia entre 1925 e 1964, Cuica foi o protagonista do documentário que leva seu nome realizado pelos diretores Josias Pires, jornalista e cineastra, produtor pesquisador, roteirista e diretor e Joel de Almeida historiador e cineastra e conceituado documentarista baiano, muitas personalidades participaram do filme como Heraldo Cachoeira.
 
O documentário conta de forma bem descontraída a história deste ilustre baiano que fez sucesso com seus folhetins entre a cidade de Salvador e o interior de forma divertida ele era um grande comunicador que ficava no meio da rua a anunciar seus folhetos que também eram semelhantes a cordéis. 

Em suas capas ilustrações de cartunismo alegravam o povo contando o que acontecia de importante na cidade desde fatos políticos até inusitados da alta sociedade e também do povo em geral tornava ilustres pessoas desconhecidas. 

Ele acabava tirando a cena até de jornalistas pois anunciava em primeira mão o que acontecia.

A premiação foi em Cachoeira Bahia no Cachoeira Doc Festival de Documentários onde foram exibidos a população de forma gratuita no auditório da UFRB este é um evento que foi criado e coordenado pela professora Amaranta Cesar. Como apresentador da premiação Alder Augusto apresentador e coordenador do quarta nos tambores. 

A película tem muita animação em desenho e utiliza muitas filmagens antigas de Salvador e interior, retrata uma volta ao passado ao tempo em que cuíca existia e animava a população.

Folha do Reconcavo